Uma rotação regular e adequada promove um desgaste uniforme de todos os pneus do veículo. Os pneus para todas as estações devem ser rodados num padrão "X modificado", significando que apenas os pneus que se movem para o eixo motor devem ser cruzados para o lado oposto do veículo. Os dois pneus restantes são deslocados do eixo motor para o eixo direccional, mantendo-se no mesmo lado do veículo. Este método de rotação ajuda a promover um desgaste mais regular e uniforme do piso dos quatro pneus. A única excepção a este método deve ser na utilização de pneus com piso "direccional", como o nosso Aquatred II ou alguns dos pneus de alto desempenho da linha Eagle. Estes pneus devem manter-se no mesmo lado do veículo e devem ser rodados de modo linear, apenas para a frente ou para trás. Se possui um veículo com tracção às quatro rodas, recomenda-se que cruze ambos os pares de pneus para as novas posições no eixo. Recomenda-se a rotação dos pneus a cada 9500 quilómetros. Os veículos de tracção às quatro rodas podem necessitar de uma rotação a cada 6500 quilómetros. Consulte o manual do seu veículo para verificar as recomendações de rotação do fabricante. Se não for mencionado um período de rotação, os pneus devem ser rodados a cada 9500 a 13 000 Quilómetros. A primeira rotação é a mais importante. Quando os pneus são rodados, a pressão deve ser ajustada às recomendações do fabricante do veículo. O desgaste irregular do piso pode ser provocado por desalinhamento ou problemas mecânicos. Muitos revendedores Goodyear fornecem diagnóstico
Uniform Tire Quality Grading System (UTQG)
Uniform Tire Quality Grading System (UTQG)
Com a excepção dos pneus para neve, as autoridades federais dos EUA exigem que os fabricantes classifiquem os pneus dos automóveis ligeiros em três factores: desgaste do piso, tracção e resistência à temperatura.
Desgaste do piso
Esta classificação mede a taxa de desgaste de um pneu quando testada em condições controladas. A base 100 representa um padrão básico de qualidade. Um pneu classificado com 200 terá um desgaste duas vezes menor na pista de testes do que um pneu com a classificação 100. Mais de 100 – Melhor, 100 – Base, menos de 100 – Pior. Nota: as classificações do desgaste do pneu apenas são válidas para comparações da mesma linha de produto do fabricante. Não são válidas para comparações entre fabricantes.
Tracção
As classificações de tracção representam a capacidade do pneu para parar em pavimento molhado. A classificação baseia-se em testes de travagem "em linha recta". Não indica a capacidade em curva. A – o melhor, B – médio, C – aceitável
Temperatura
As classificações de temperatura representam a resistência do pneu à geração de calor. A – o melhor, B – médio, C – aceitável. Nota: a lei federal dos EUA obriga que todos os pneus cumpram os requisitos da classificação C.
Subscrever:
Mensagens (Atom)